Criar Tabelas em Java usando JTable

Recentemente tive que fazer um trabalho onde eu quis usar tabelas para mostrar alguns dados, e tive uma certa dificuldade para conseguir montá-las. Então resolvi escrever este post pra mostrar como criar tabelas usando o JTable do pacote javax.swing.

Existem vários construtores para as JTable, o que iremos utilizar é o seguinte:
JTable(TableModel dm)

A
TableModel é uma interface que possui os seguintes métodos que iremos implementar neste exemplo:
int - getColumnCount() : Retorna o número de colunas do modelo.
String - getColumnName(int indexColuna): Retorna o nome da coluna que está no índice passado por parâmetro.
int - getRowCount(): Retorna o número de linhas da Tabela.
Object getValueAt(int linhaIndex, int colunaIndex) : Retorna o objeto presente na célula que está na linha de índice linhaIndex e na coluna colunaIndex.
boolean isCellEditable(int linhaIndex, int colunaIndex) : Retorna true se a célula que está na linha linhaIndex e na coluna colunaIndex. Este método não precisa ser implementado se você não quiser que as células da sua tabela sejam editáveis.
void setValueAt(Object valor, int linhaIndex, int colunaIndex) : Este método coluna na célula de linhaIndex e colunaIndex o Object valor.

Com esses métodos implementados, conseguimos construir tabelas com nossos próprios modelos, os quais podem ser alterados no meio da execução do programa.
Nesse link está o código da TableModel que usei para o exemplo.

Nossa classe TesteTableModel irá desmonstrar algumas das opções que temos com nossa Table Model. Clique aqui para vizualizar a classe.

Segue o link para ver a classe Pessoa, que foi utilizada no teste do uso de tabelas. A classe possui apenas getters e setters sem preocupar-se com validações.

Quaisquer dúvidas, críticas ou sugestões podem enviar email para elton.souza@acad.pucrs.br ou deixar comentários.



Até a próxima.

5 comentários:


  1. Cara valeu pelo tutorial

    deu uma grande ajuda aqui em meu projeto valeu mesmo

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Boa Tarde

    Gostaria de saber como faço uma tabela para campeonatos de futsal, aonde eu cadastro as equipes,jogadores, e ao lançar o resultado e quem fez os gols a tabela automaticamente fique pronta, me de que esta em primeiro lugar, o artilheiro, defesa menos vazada.

    ResponderExcluir
  4. olaa,eu sou a Delcia,gostaria que me ajudassem,eu quero listar dados do meu projecto em uma JTable so que nao sei como fazer,plaese help me!!!

    ResponderExcluir

Vamos lá, é só prender o grito!